19.10.10

Recordar é viver: meu ex-chefe Paulo Nogueira e os anos áureos da VIP

Paulo Nogueira, ex-diretor editorial
da editora Globo e ex-chefão da Editora Abril,
hoje vivendo em Londres


Um tempo atrás, escrevi um post contando de uma das viagens mais loucas que já fiz: fui a 160 km por hora de São Paulo ao Rio numa Maseratti pra testá-la, com uma loirona escultural ao meu lado, estilo Thelma e Louise. Chegamos lá, tomamos um chopp, comemos uma empada (no Bracarense, óbvio) e voltamos.

Foi uma de muitas matérias de-li-ci-o-sas que fiz durante a fase mais memorável da minha carreira, quando era editora da VIP sob a direção de Marco Rezende e Paulo Nogueira, uns 8 anos atrás (ou seriam 10? Melhor não fazer a conta!).

Fui aos confins da Amazônia com o maior fotógrafo de Amazônia que já houve, o Pedrão Martinelli. Fiz uma vasta investigação sobre implantes de peito, chegando a visitar, de surpresa, a maior fábrica do Brasil, numa quebrada bem amedrontadora do subúrbio carioca, de capa e lupa à la Sherlock Holmes. Almocei com Remi Krug, jantei com Robert Mondavi, entrevistei putas em inferninhos, e, modéstia à parte, lancei um jeito novo (para níveis de Brasil) de criticar restaurantes: independência completa, textos soltos e sem clichês, fotos de primeira do grande Rômulo Fialdini (sim, eu tinha borderô pra isso!).

Vivi, enfim.

E sem editores seguros de si e sábios na retaguarda, dando mais rédea, não se faz nada disso.

Aqueles foram anos divertidos, sim, mas de muito trabalho, em que se sentia a energia no ar todos os dias na redação. Como bem diz o anúncio da Mastercard, não tem preço.

Sinto saudades, confesso. Muitas.

Meu consolo? Ver que não sou a única.

Hoje li um texto do Paulo Nogueira que me levou de volta para aqueles dias e me deixou nostálgica... Se alguém que lê estas linhas tem interesse por jornalismo, sugiro que passe lá no blog do Paulo para ver como ele conta a história da "boa e velha" VIP.

Grandes anos, grandes editores, grande redação, grandes momentos.

Será que é sonhar demais esperar que um dia aquilo se repita? Quem sabe nós - Mari, Paulo, Marco, Aran, Amoedo, Ailin, Lila - ainda não nos reunimos em uma super revista para iPad? Juro que não encosto na seção de carros, desde que minha matéria de estréia seja um giro pelos restaurantinhos do Piemonte....
 

E a seguir, reproduzo um trechinho da famosa matéria da ida de Maseratti ao Rio....



Estradeiras, by Alexandra Forbes
(só alguns highlights pra não cansar):

“Que entendo eu de motores, válvulas e cilindradas? Nada. Nem seria louca de "testar" uma Maserati, que, pelo preço e pela fama, tem notoriamente um senhor motor. 








Resolvi então fazer melhor: marquei uma ida ao Rio naquele sábado. Iria "dar um rolê", tomar um chopinho e comer uma empadinha no meu botequim favorito, o Bracarense, no Leblon, e voltaria em seguida. Afinal de contas, se o carro é mesmo rápido e gostoso como dizem, eu nem sentiria o tranco dos 900 km ida e volta, certo?


"Vai. Pisa. Vamos ver quanto o carro dá", eu disse à Biju, minha parceira de crime. Na primeira reta, ela pisou mesmo. Parecia que quanto mais rápido corria o carro, mais ele grudava no chão! Aos 200 km/h, não agüentamos a adrenalina. Baixamos pra 160 km/h.


A meio caminho, paramos pra fazer um turismozinho básico em Aparecida, capital da fé.




Que roubada! O sol, àquela altura, estava escaldante. Multidões, filas homéricas. Meninos vinham "alisar" o carro e ver se éramos estrelas da Globo. Compramos uns tercinhos baratos de lembrança e pulamos fora. Back on the road. Eu dirigia, o céu brilhava, e o melhor de tudo: a estrada estava seca. Acelerei até 200 km/h, mas também não ousei passar disso, mesmo sabendo que, segundo o velocímetro, o carro poderia ir a 280 km/h. Eu, hein?


Enfim, chegamos. Cansadas, mas empolgadas com a idéia do chopinho vespertino. E – que sorte! – conseguimos uma vaga logo em frente ao boteco lotado. Sabe como é carioca, né? Uns olhavam com o canto do olho, estranhando, outros cochichavam, mas ficou cada um na sua, ninguém veio ver o carro. Parecia que toda tarde uma Maserati com duas garotas parava ali. Estavam todos tomando seu chopinho – e nós também fomos buscar o nosso. Cremoso, gelado, perfeito. E a empadinha de camarão? Deliciosa! Ruins, só os caroços das azeitonas, incômodos de cuspir.




Demos um pulinho na praia pra molhar os pés, e…







estávamos prontas para outra!”

Prêmio World's 50 Best agora tem filhote: National Restaurant Awards



Putz, que gente esperta.... Como viram que o prêmio anual The World's 50 Best Restaurants fez um sucesso louco, a ponto de virar o prêmio gastronômico mais importante do mundo, os mesmos ingleses da revista Restaurant resolveram lançar um filhote, o National Restaurant Awards.

Só pra restaurantes ingleses. O restaurante do ano? The Ledbury (nunca tinha ouvido falar, confesso), em Notting Hill.

O chef, Brett Graham, é australiano, mas a cozinha é descrita como "contemporary French coupled with Pacific Rim influences". Soa péssimo, pra ser sincera.... certamente não deve ser algo tão fusion na realidade.

Chefs Magnus Nilsson (à esq.) e Claude Bosi, na Lapônia


Mas eu gostei mesmo foi de saber que deram o Chefs’ Chef of the Year para o super simpático Claude Bosi, o francês que trabalhou anos sob o regime ditatorial de Alain Passard no L'Arpège antes de abrir seu próprio restaurante, o Hibiscus, em Mayfair. Tem duas estrelas Michelin, e está na minha lista de lugares a experimentar na próxima ida a Londres...

Chefs Claude Bosi (à esq.) e Albert Adrià na Lapônia


Estive com Bosi lá no Cook it Raw, na Lapônia, e ouvi histórias de bastidores do l'Arpège de deixar qualquer um de cabelo em pé: esse Passard, com seu perma-sorriso, engana direitinho... Quem diria que ele se transforma em déspota impiedoso dentro da cozinha!

Voltando ao prêmio, que foi anunciado com grande pompa no último dia 11: o The Ledbury ganhou do The Fat Duck, que no ranking mundial tem a 3a colocação, atrás só do Noma e do El Bulli. Contraditório? Claro. Pra vocês verem como esses rankings sempre têm falhas...

Aqui abaixo, a lista dos principais vencedores do 2010 National Restaurant Awards. E, claro, é bom lembrar que o resultado é fruto de votos de jurados, muitos dos quais podem ter rabo preso. De todo modo, serve para dar uma idéia dos restaurantes que estão em alta por lá...


1 The Ledbury, London
2 The Fat Duck, Berkshire
3 Bistro Bruno Loubet, London
4 Hibiscus, London
5 The Walnut Tree, Monmouthshire
6 Restaurant Sat Bains, Nottingham
7 Bar Boulud, London
8 The Square, London
9 The Waterside Inn, Berkshire
10 Galvin La Chapelle, London
11 Restaurant Nathan Outlaw, Rock
12 Pied a Terre, London
13 The Hardwick, Monmouthshire
14 Hix, London
15 l’Anima, London
16 Le Champignon Sauvage, Gloucestershire
17 Terroirs, London
18 Arbutus, London
19 Le Manoir Aux Quat’ Saisons, Oxfordshire
20 Restaurant Andrew Fairlie, Perthshire
21 Wild Honey, London
22 Marcus Wareing at the Berkeley, London
23 Bocca Di Lupo, London
24 The Kitchin, Edinburgh
25 The River Café, London
26 Northcote Manor, Lancashire
27 Hix Oyster and Fish House, Dorset
28 St John, London
29 Galvin Bistro de Luxe, London
30 Polpo, London
31 The Sportsman, Kent
32 Maze, London
33 Hand and Flowers, Berkshire
34 The Star Inn, North Yorkshire
35 Hakkasan, London
36 L’Enclume, Cumbria
37 Trullo, London
38 L’Atelier de Joël Robuchon, London
39 Roka, London
40 Simpsons, Birmingham
41 Elephant Restaurant, Torquay
42 Chez Bruce, London
43 Restaurant Gordon Ramsay, London
44 La Becasse, Shropshire
45 Harwood Arms, London
46 Alain Ducasse at the Dorchester, London
47 Koffmann’s, London
48 Midsummer House, Cambridgeshire
49 Petrus, London
50 Mya Lacarte, Berkshire
51 Hereford Road, London
52 Jack in the Green, Devon
53 The Modern Pantry, London
54 Zuma, London
55 Le Café Anglais, London
56 Porthminster Beach Café, Cornwall
57 Galvin at Windows, London
58 The Quilon Restaurant & Bar, London
59 Viajante, London
60 Zucca, London
61 The Three Chimneys, Isle of Skye
62 Le Gavroche, London
63 Hipping Hall, Kirkby Lonsdale
64 The Dogs, Edinburgh
65 Restaurant Martin Wishart, Edinburgh
66 Great Queen Street, London
67 21212, Edinburgh
68 Fraiche, Oxton
69 The Hinds Head, Berkshire
70 Gordon Ramsay at Claridges, London
71 Gidleigh Park, Devon
72 Corrigan’s Mayfair, London
73 Racine, London
74 James Street South, Belfast
75 Launceston Place, London
76 Ondine Restaurant, Edinburgh
77 Kitchen W8, London
78 L’Ortolan, Berkshire
79 Lucknam Park, Wiltshire
80 Purnell’s, Birmingham
81 Ode, Devon
82 Scotts, London
83 Bell’s Diner, Bristol
84 The Cinnamon Club, London
85 JoJo’s, Kent
86 Pipe & Glass Inn, East Yorkshire
87 Cafe Spice Namaste, London
88 Indian Zing, London
89 Hawksmoor, London
90 Barrafina, London
91 The Magdalen Arms, Oxford
92 Petersham Nurseries, Surrey
93 Tom Aikens, London
94 Wabi, West Sussex
95 Tyddyn Llan Restaurant with Rooms, North Wales
96 Koya, London
97 Browns Hotel, Tavistock
98 Murano, London
99 Braidwoods, Dalry
100 Yauatcha, London

    Bravo 24, no hotel W de Barcelona: o novo restaurante do chef Carles Abellan


    Três semanas atrás eu contei pra vocês, por alto, que logo ao desembarcar em Barcelona, em um domingo de sol, fui almoçar no Bravo 24, no hotel W da Barceloneta... lembram?

    O restaurante é do Carles Abellan, mais conhecido discípulo de Ferran Adrià em Barcelona, que lançou carreira própria em 2001. Ele tem vivido uma forte onda a favor desde que abriu o ótimo Commerç24, um bistronômico especializado em cozinha de vanguarda.

    Desde então Abellan resolveu expandir seus negócios, abrindo, primeiro, o bar de tapas Tapas 24 (em 2006), e, recentemente o “asador” Bravo 24 no hotel W na ponta da praia  (não parece aquela vela em Dubai?!).

    Dos três, o Bravo 24 é o mais sofisticado/metidinho, coisa meio inevitável quando se resolve abrir um negócio em um megahotelão cinco estrelas.



    Achei caro. Bem caro, aliás. Vejam só esses preços:


    37 euros por um bife galego.... 106 euros o wagyu australiano... dá pra assustar.

    E detestei a musiquinha lounge, maldição dos hotéis que se acham cool.



    Tudo isso poderia ter sido o prenúncio de um desastre, até que chegou a comida à mesa. 

    Apesar de fazer parte de um grande hotel de rede, o Bravo 24 tem um menu que, graças a Deus, não faz concessões aos “internacionalismos-para-gringos”. Superfocado em carnes assadas na brasa, vindas principalmente da Espanha, o menu descreve a origem dos diferentes cortes (parda de montaña do vale Esla, vitela retinto de Extremadura, etc.).

    Eu jamais tentaria fazer vocês acreditarem que sei exatamente a diferença entre uma e outra: pra isso é que existe maître d'hôtel, né? O do Bravo, diga-se, soube explicar direitinho as sutis diferenças entre as carnes, sem parecer irritado com tantas perguntas. 

    As carnes vêm no ponto perfeito e servidas sobre placas de pedra, com purê de batata e salada à parte.



    Mas o resto do menu não fica atrás.



    Há desde entradas de peso como os ótimos foie gras com cogumelos e berinjela grelhada com missô e floquinhos de peixe seco por cima (na foto abaixo) como até um risoto perfeitamente al dente de frutos do mar.



    As sobremesas também merecem notas altas. Fazem os sorvetes e sorbets à mão, e a torrija (rabanada) com toque de laranja causa disputas pela última garfada.



    As quenelles de creme de chocolate salpicadas com flor de sal e servidas com finas torradinhas e azeite, também no menu do Tapas 24, são o perfeito exemplo de como casar doce e salgado com maestria.


    Isso tudo em um ambiente super bonito, com vasto terraço e vista para o mar..... dá pra reclamar?




    Bravo 24: W Barcelona
    Placa de la Rosa dels Vents, 1, Barcelona
    Final do Passeig de Joan de Borbo
    Tel: +34(93) 295 2636
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...