10.1.11

Restaurante Elkano em Getaria: rodaballo, kokotxas e lagostas incríveis

Lagostas na grelha do Elkano, no País Basco

Vou contar um segredo: esses chefs todos de vanguarda passam meia vida criando as receitas mais mirabolantes do mundo, com equipamentos sofisticados, ingredientes raros e obscuros, etc e tal, mas na hora de saírem pra comer eles querem mais é uma comidinha simples.

Chef curte mesmo é cozinha de produto. Ou seja: uns baita ingredientes de primeiríssima servidos sem firulas, sem molhos, sem muita manipulação.

Por isso não poderia ter sido mais acertada a escolha do restaurante Elkano para fechar com chave de ouro o congresso Gastronomika, do qual participei em novembro, em San Sebastian, no País Basco.

Os chefs pi-ra-ram. Ficara enlouquecidos, de verdade, com a qualidade dos produtos servidos no jantar de encerramento: amêijoas, kokotxas de merluza (pedacinho da papada do peixe), cogumelos beltza, lagosta e rodaballo (ou pregado, em português).




Rodaballos na parilla do Elkano (turbot em inglês, pregado em português)


Eu tive a grande sorte de jantar com David Chang (o chef mega hypado dono do Momofuku Ko e filhotes, em Nova York), Anthony Bourdain (o chef-que-virou-celebridade-televisiva), Wylie Dufresne (chef mais vanguardista de Nova York, do WD-50) e Daniel Boulud (do Daniel e filhotes).

Wylie Dufresne, do WD-50, e Anthony Bourdain à mesa do Elkano

Os caras passaram a noite falando maravilhas do que estávamos comendo, e, no final, fomos visitar o imenso tanque de água do mar onde o restaurante mantém vivos os bichos todos antes de irem à grelha (Sim! Eles têm uma bomba que puxa água do mar até os tanques!!)

Meus companheiros de mesa no jantar de encerramento, no excelente
Elkano, um restaurante de peixe e frutos do mar, posam para foto com o
proprietário Pedro Arregui (de óculos e camisa azul):
Anthony Bourdain, Daniel Boulud, David Chang e Wylie Dufresne.

E por falar em grelha... que grelha! A parilla do Elkano fica basicamente na rua, então qualquer um pode assistir enquanto seu jantar é preparado sobre brasas.


O rodaballo grelhado é destrinchado com maestria pela garçonete
do Elkano, que parece trabalhar lá há dois séculos


O restaurante, super simples, fica em um vilarejo à beira do mar a cerca de vinte minutos do centro de San Sebastian. E vale cada Euro cobrado pelo taxista: recomendo fervorosamente!



Aqui, um filminho do divertido jantar:




Elkano: rua Herrerieta, 2, Getaria, Espanha, tel. (34) 943 140 024, http://www.restauranteelkano.com/
Fecha durante duas semanas depois da Páscoa e duas semanas em novembro












Chef Daniel Boulud confere o in-crí-vel viveiro de frutos do mar
do Elkano, no subsolo, que bombeia água marinha. Vinte vezes maior do que um aquário, mais
parece um zoológico marinho!

Loja Jous de Joanna Fleury, em Trancoso: fofa no último




Ano novo, vida nova, amigos novos....

Como é que eu não conhecia direito a Joanna Fleury, se ela é casada com um amigo meu de infância, o Felipe Segall? Além de linda e estilosa, tira fotos, sabe dançar forró e tem uma mão incrível pra criar moda. Moda literalmente: ela tem uma grife chamada Jous, que abriu loja aqui em Trancoso dia 28 de dezembro. E tem umas coisas super bacanas pra homens, inclusive. Mas homens que sejam homens o suficiente pra saber usar, por exemplo, uma calça soltinha com listras finas azuis e brancas, bem praia. Chique com uma camisa branca de linho aberta até o meio do peito (em Trancoso, né? Favor não tentar esse look na rua Pamplona!).







A loja fica aberta o ano todo, do fim da tarde até o fim da noite. Não tem telefone oficial, bem à moda de Trancoso. É só chegar ao Quadrado e achar o restaurante de moquecas da Silvana. É a casinha lilás à direita….
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...