E mais...

14.11.11

Fórum Gastronomika em San Sebastian, Espanha: Brasil, México e Peru homenageados

Ferran Adrià no Gastronomika de 2010


Com algum atraso, eis a coluna de quinta-feira passada no Folha Comida, sobre o Gastronomika, fórum que começa no domingo que vem em San Sebastian...


ALEXANDRA FORBES

Comitiva brasileira na Espanha



Extra! Extra! A Europa descobre que existe gastronomia pensante no Brasil!


CHEFS BRASILEIROS estão alegres e orgulhosos -e com razão- por sermos, com peruanos e mexicanos, os grandes homenageados do fórum Gastronomika, que acontece neste mês em San Sebastian, no País Basco.
Nunca tivemos presença tão maciça em importante evento estrangeiro. Atrás deles -Helena Rizzo, Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Roberta Sudbrack e Claude Troisgros- vai outra comitiva, de jornalistas.
Extra! Extra! A Europa descobre que existe gastronomia pensante no Brasil!
A julgar pelo que vi ali no ano passado, quando o tema era Nova York, temo que também dessa vez alguns sucumbirão à tentação de fazer a chamada palestra-cartão-de-visitas. A fórmula? Contar de si, mostrar imagens do restaurante e terminar preparando alguma receita. Os americanos David Chang (dono do império Momofuku) e Drew Nieporent (do Nobu) ficaram apagados perto da alta técnica e dos belos vídeos exibidos por chefs espanhóis como Joan Roca e Andoni Aduriz.
Está errado nivelar por baixo: o chef que faz isso perde rara chance de mostrar facetas mais aprofundadas de sua cozinha para gente interessada e preparada. A plateia compõe-se de chefs, estudantes de gastronomia e alguns dos maiores críticos gastronômicos do mundo. Muitos terão feito sua lição de casa no Google e, espera-se, conhecem ao menos um pouco do Brasil além de Alex Atala, feijoada e churrasco.
Terei comigo meu senso crítico, mas também meu patriotismo: não nego que estarei torcendo para que brilhemos. Mas isso exigirá dos chefs grande esforço de reflexão e de preparo, além de boa dose de carisma (neste departamento, ao menos, estamos bem). Inevitavelmente, serão feitos paralelos entre as chamadas "cozinhas emergentes" e seus líderes, Atala e o peruano Gaston Acúrio. Pouco importa, é para o bem. O que emerge, na verdade, não é tanto nossa cozinha, mas o interesse dos europeus por ela. Desde que se evite a obviedade (yes, nós temos banana e Amazônia e mandioca) e que se exiba profundidade nas apresentações, o Brasil sairá no lucro.

ALEXANDRA FORBES, jornalista gastronômica e "foodtrotter", conta de suas andanças e comilanças também no Twitter (@aleforbes)

E mais Gastronomika e San Sebastian no Boa Vida:


Almoço no restaurante Akelarè com o chef Daniel Boulud - com vídeo

Um jantar inesquecível no Arzak... com o Arzak!

Minha lista dos melhores restaurantes de San Sebastian e arredores: Bernardina, Etxebarri, Elkano, etc.

Jantar com Anthony Bourdain, Dave Chang et. al no Elkano: os melhores peixes e frutos do mar na grelha que já provei - com vídeo

O restaurante Mugaritz, do chef Andoni Aduriz: único

Abertura do Gastronomika 2010: noitada no Museo del Whisky

Palestra de Ferran Adrià no Gastronomika 2010: vídeo mostrando pratos do El Bulli

Gastronomika: programa completo inclui grandes nomes como Adrià, Andoni, Arzak, Anthony Bourdain e Daniel Boulud 

Chef Josean Martínez-Alija do restaurante do Guggenheim Bilbao anuncia novo - e revolucionário! - restaurante para o início de 2011

Uma semana em San Sebastian para o Gastronomika: as lições que aprendi
e os gim tônicas que bebi

Resumo (em espanhol) do Gastronomika 2010 pelo crítico Carlos Maribona 

3 comments:

  1. acho engraçado: A Roberta Sudbrack mete o pau em cozinha tecnoemocional, espumas e etcs....só fala de uma cozinha básica e bl´-bla-bla...puta discurso marqueteira barata. E| tá no Gastronomika??? Que paso?????

    ReplyDelete
  2. se os chefs espanhois soubessem o que ela escrev no blogsta dela, NUNBCA teriam chamado-a! Já Rodrigo de Oiliveira mostrando o nordeste..ok, vai....meio bobo..e o que o Thomas tá fazendo lá??? O que é isso?? Alex, Helena, otimo....mas os outros chefs brazucas só estao pegando carona neles....SHAME!

    ReplyDelete
  3. Caro sr anônimo, tenho que discordar. Se o Gastronomika acolhe vários chefs da cozinha chamada "tecnoemocional", por outro lado acolhe também desde uma senhora que faz cozinha tradicional mexicana a um barman craque em gim tônica, de um Heston Blumenthal a pessoas fazendo demonstrações de parrilla. Não é um evento exclusivo. E não vejo o que há de bobo em mostrar a cozinha nordestina ao mundo. Se os próprios brasileiros mal a conhecem, imaginem então os estrangeiros. Falta explicar qual é exatamente a sua crítica. Vc acha que só os mais vanguardistas deveriam ter sido convidados?

    ReplyDelete