E mais...

19.7.12

Lima, Ceviche, Amaz, etc: nova safra de restaurantes peruanos

Chef Virgilio Martinez me mostrando seu escritório no restaurante Central, em Lima

Para mim, a nova estrela da gastronomia peruana é Virgilio Martinez. Claramente ambicioso, perfeitamente em controle de sua cozinha no Central, seu restaurante limenho, mesmo jovem ele já está se sente forte e capaz o suficiente para começar a expandir.

Em junho, abriu o restaurante Senzo no novo e chiquíssimo Palacio Nazarenas, um antigo convento transformado em hotel da rede Orient-Express, em Cuzco. Há uma horta própria e um "jardim secreto de ervas" e a ideia é que "absolutamente nenhum ingrediente estrangeiro seja importado".

restaurante Lima, recém-aberto em Londres


Semana passada, ele inaugurou no bairro de Fitzrovia, em Londres, o Lima, com décor inspirado nas tradicionais cevicherías de sua terra. Cozinha peruana de autor. Outro projeto ambicioso...

Por falar em Londres, a cidade ganhou há pouco seu primeiro pisco bar, anexo a outro restaurante peruano, chamado - adivinhem! - Ceviche. Fica no Soho, em frente ao restaurante Koya, que eu adoro.

Mais novidades peruanas?

Está para abrir, em Lima, um hotel Hilton de luxo onde haverá um restaurante do Gastón Acurio (o Los Bachiche, mesclando as cozinhas peruana e italiana!) e outro do Pedro Miguel Schiaffino, o conhecido chef-proprietário do Malabar, chamado Amaz (sem dúvida uma alusão à Amazônia, de onde vem a maioria dos ingredientes que ele usa em seu menu).


Casa Hacienda Moreyra, que depois de reforma irá abrigar o Astrid & Gastón


E o QG do Gastón, o Astrid & Gastón, se mudará em 2013 para o que promete ser um verdadeiro parque gastronômico. O chef-proprietário Gastón Acurio e a firma 51-1 Arquitectos estão transformando uma sede de fazenda do século XVIII, a Hacienda Moreyra, em uma espécie de “QG Acurio”, que abrigará seu restaurante principal, um bar de vinhos, horta, loja e sala de aula. Grande defensor da democratização da gastronomia, Acurio quer que a hacienda seja aberta a todos.




4 comments:

  1. Eu desconfio sempre das expansões de restaurantes. Estive no Astrid & Gastón de Buenos Aires e foi apenas razoável. Já o Cicha, do mesmo chef em Cusco, foi absolutamente ridículo.

    ReplyDelete
  2. Oi, Alessandra.
    Em setembro vou conhecer o Peru (Lima e Cuzco).
    Você teria restaurantes para me indicar? Obrigada!!
    Abs,
    Flavia

    ReplyDelete
  3. Oi Flavia, os restaurantes que mais me impressionaram foram o Central e o Maras, mas também gostei muito do Malabar e do Mayta. Infelizmente não sobrou tempo para ir a lugares mais simples, como anticucherias (espetinhos) e cevicherias, mas recomendo!

    ReplyDelete
  4. casi lo mismo q venir al brasil y no comer churrasco , ni bailar un samba ni visitar rio.

    ReplyDelete