E mais...

18.12.11

Restaurante Ban, na Liberdade, do Haraguchi San: super sushis

Sushis do Ban      Foto: Bronza


Graças ao Edgard Costa, que me deu a dica tempos atrás, virei fã do Izakaya Issa, da figuraça dona Margarida, lá na Liberdade.

Lugar para ir tomar ótimos saquês e comer pratos quentes e rústicos, bem autênticos (fui lá pela primeira vez com um amigo que manja tudo de peixe e vive indo ao Japão, e ele, mais entendido que eu, aprovou a cozinha e saiu de lá mais-do-que-impressionado).

Então quando eu soube que o marido da dona Margarida, o  chef Massanobu Haraguchi (ex-Miyabi) tinha aberto ali pertinho o Ban (Rua Tomás Gonzaga, 20, Liberdade tel. 11/3341-7748), nem pensei duas vezes. Escalei Melany, minha amiga sushihólica de todas as horas, para fazer comigo o test-drive.

Quem me conhece sabe que toda vez que eu chego em São Paulo não sossego até comer meu primeiro sushi - então fui lá correndo, recém-chegada, depois que consegui escapar da redação.

Ao chegar, achei o Ban, em comparação ao Izakaya Issa, grandalhão e claro demais. Sem vibe. Mas pouco liguei: não era o que importava.

Abrimos os trabalhos com um zaru soba, das coisas que mais amo comer em noites quentes. Bom demais!


Sentamos no balcão e tentei ver com o próprio Haraguchi San o que deveríamos pedir de crus. Não deu: lost in translation total, ele mal fala português!

Salvou a noite o Alexandre, dono da Adega de Sake, que entende muito de Liberdade - óbvio. Mandei um S.O.S. pelo Twitter e ele logo respondeu: "peça ajuda à Yukari, minha cunhada"! Ela trabalha no Ban, e, toda solícita, nos abriu a porta do paraíso, sacando um caderninho onde tinha anotado os saquês disponíveis (carta oficial, com os nomes e os preços das garrafas, nem pensar....).

Nos sushis, quem ajudou foi o jovem sushiman Marcelo, ponta firmíssima.



Provamos muitos mas piramos no uni e na vieira chilena - de primeiríssima! - que repetimos três vezes....

Esse é pra ir sem medo de ser feliz - mas de preferência com um tradutor simultâneo no celular.

DICA: Tem Twitter? Não sabe qual saquê pedir? Então use e abuse dos conselhos de "sakelerie" em tempo real do Alexandre da Adega de Sake, o username dele é @OAdegadeSake

Adega de Sake: Rua Galvão Bueno, 387, tel. 3209-3332

Ban
Rua Tomás Gonzaga, 20, Liberdade tel. 3341-7748

Rua Barão de Iguape, 89,Liberdade, tel.  3208-8819


View Larger Map


Uni do Ban    Foto: Bronza

11 comments:

  1. INCRIVEL, ver pra crer! Mais uma duplinha de uni e vieira, pfv! Melany

    ReplyDelete
  2. Achei caro, pretencioso, serviço ruim e as algas usadas no temaki eram velhas. Saimos de la e fomos comer no Lika. Ambiente muuuito mais simpatico, serviço otimo e comidas fantasticas sem tirar a pele do cliente. Não voltarei com certeza no Ban. Ah, esqueci, o estabelecimento é feio.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quer temaki?? Vai em uma temakeria....

      Delete
  3. NOSSA NUNCA MAIS VOLTAREI NESSE BAN..........NAO SEJAM ENGANDAOS PESSOAL NA LIBERDADE TEM MUITOS OUTROS LUGARES MELHORES.SEM DIZER NO ATENDIMENTO PESSOAS MUITO MAL EDUCADAS.....PESSIMA A COMIDA.............E MUITO CARO...CUIDADO PESSOAL COM A PROPAGANDA ENGANOSA.................SUJO AMBIENTE..........E PESSOAL MAL EDUCADO.................

    ReplyDelete
  4. Que horror de lugar!!!!!!!! nunca comitão mal comida japonesa, nem paguei tao caro. Sushis e sashimis horrorosos, pratos medonhentos, sobremesa congelada massa mole joguei fora. um LIXO!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. UM LIXO MESMO.............EU NAO VOLTO LAH MAIS DE JEITO NENHUM...............

      Delete
  5. Meu Deus, pela força desses comentários críticos acho que vou ter que voltar ao BAN para ver se minhas impressões confirmam-se. Mas de todo modo, acho importante que se leia o post atentamente: eu bem que aviso que o lugar é caro e o serviço péssimo.... E eu jamais me atreveria a pedir sobremesa em um lugar assim! Quando em Roma....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Show! Estava aqui vendo alguns restaurantes japoneses e encontrei teu blog!
      Tenho que concordar que o restaurante Ban é, em minha opinião, um dos melhores de Sao Paulo. Sempre fui um fanático por sushis tradicionais e, desde a inestimável perda do Takatomo Hachinohe, fazia tempo que não comia um bom sushi tradicional!!
      O Haraguchi foi o que chegou mais perto da qualidade dos saborosos sushis do Takatomo! Infelizmente ficou apenas as lembranças daqueles maravilhosos sushis.
      Só tenho a elogiar estes grandes sushimans que representam muito bem a os suhis da culinária japonesa! Agora fica o sonho de provar os famosos sushis do Jiro Ono!

      Delete
  6. QUEM FAZ OS SUSHIS E OS PRATOS NAO SAO O HARAGUCHI SAO BRASILEIROS BAIANOS SEM LAHHHHHH...ELE NEM FICA LAHHHHHHH .........QUANDO FICA PARECE QUE TA BEBADO.............AAAFFFFFFFFFF.........QUE LUGAR HORROROS.....AHHH VI VARIAS BARATAS VOADORAS NO ESTABELECIMENTO.........

    ReplyDelete
  7. QUE LUGARZINHO FEIO............E SUJO..............TEM LUGARES MELHORES.............NA LIBERDADE...........SEM DIZER QUE EHH CARO..E FICA MUITO A DESEJAR............NAO EHH A TOA QUE ESTA VAZIO..........SEMPRE............

    ReplyDelete
  8. Não sei quem fez estas críticas negativas, mas com certeza não condiz com o lugar. Os pratos são ótimos. E o melhor temaki de uni que comi em São Paulo.

    ReplyDelete