E mais...

12.10.11

John Dory Oyster Bar, em Nova York: restaurante hype anexo ao hotel Ace


Cada vez que eu chego em Nova York tenho uma listinha de lugares-tem-que-ver, que por um motivo ou outro eu sei que não posso deixar de experimentar.

Da última vez, agora em dezembro, cheguei lá doida pra ir ao John Dory Oyster Bar (restaurante focado em peixes e frutos do mar com um grande bar de ostras e moluscos), que fica anexo ao lobby do Ace, o mais bacana dos hoteis BBB de Nova York (bons, bonitos e baratos).




Trata-se do gastropub da chef super hypada April Bloomfield, que acaba de ser perfilada pela New Yorker, em sociedade com Ken Friedman, que cuidou do (bacaníssimo) décor.







No The Breslin, Friedman fez um décor meio retrô, com muita madeira escura, nichos (booths) acortinados que recortam o salão e dão climinha intimista, e bichos empalhados nas paredes. A comida é supercarnívora e inclui várias salsichas, miúdos e peças inteiras de boi ou cordeiro.


O John Dory Oyster Bar, eu soube pelo Twitter, já tem uma baita espera quase toda noite.



E não me surpreende, já que o John Dory original (no Meatpacking, fechou ano passado) era super hype e frequentado por chefs estrelados. No menu, crudos (peixe cru à italiana), caviar e um bar de frutos do mar servindo lagosta, ouriço do mar vivo, siri, camarões e, claro, ostras.




Pois qual não foi minha surpresa quando percebi que meu hotel, o Gansevoort Park Avenue, fica a DUAS QUADRAS do Ace! Adivinhem o que eu fiz? Depois de uma manhã inteira passada no quarto do hotel, trabalhando (ARGH!) saí andando direto até lá. E foi ótima ideia: nem metade das mesas estavam ocupadas, então deu pra me sentar no bar de ostras tranquilamente e ser servida civilizadamente. Maravilha! :)

bar de ostras do John Dory
 Tinha que pedir ostras, lógico. Escolhi umas miudinhas da costa Oeste que me lembraram muito as kumamotos que eu amo, e umas outras cujo nome me escapa, menos boas. Vieram com mignonette e raiz forte ralada na hora.


 Em seguida, fui de crudo de um peixe chamado hiramasa.


Dos melhores crudos que já comi! O peixe em bocados perfeitos que enchiam a boca. Por cima, fino gengibre confitado e pedacinhos ultra crocantes da pele do mesmo peixe, como se fossem croutonzinhos do mar. Ah sim, e uma pitada de flor de sal. Maravilha!

Terminei com um chowder de-li-ci-o-so, com gordos nacos de lagosta, cubos de batata bem molinha e de bacon, e por cima salsinha fresca e picada grosseiramente, de propósito. Delícia.



O garçon insistiu que eu pedisse uns "potato buns" pra acompanhar. Bastou dar a primeira mordida pra entender porquê: que maravilha! Pãozinho super macio e amanteigado, com crosta crocante, textura lembrando a de um brioche, com sal marinho salpicado por cima. Viciante!



O chopp que eu pedi casou esplendidamente com meu singelo almocinho de sábado. Saí caminhando pela tarde fria e cinzenta como se levasse um sol dentro de mim. Impressionante como comer bem me põe feliz!



John Dory Oyster Bar: 1196 Broadway, tel. +1 212 792 9000 (não faz reserva)
The Breslin: Rua 29, 16, Tel. +1 646 214 5788



No comments:

Post a Comment