E mais...

25.7.10

Os melhores restaurantes de Barcelona (e arredores)




Listas do melhor disto ou aquilo sempre são super subjetivas e questionáveis, mas como vivem me pedindo dicas de onde comer em Barcelona, lá vai.... uma lista! Não é completa nem perfeita, mas tampouco furada: tudo nela é tiro certo. Tem desde um três estrelas Michelin (El Celler de Can Roca) a um bar de tapas (Inopia): restaurantes para quaisquer ocasiões

1 – El Celler de can Roca

 Foto: divulgação

Atenção: dei uma "roubadinha", porque este restaurante fica em Girona, 1.5 hr de Barcelona para o Norte. Mas vale muito o desvio, e dá pra ir em um dia e voltar no outro, facilmente, tanto de carro como de trem.
O Celler é o QG dos famosos irmãos Roca.



Joan, o mais velho (à esq.), manda nos “salgados”. Jordi, o caçula (agachado), bola as sobremesas, e Josep, o sommelier. Nem tenho palavras pra dizer o quanto gostei de meu último jantar lá. Foi ge-ni-al.
Esses meninos, pra mim, vão herdar o manto do Ferran – amigo próximo deles – quando o El Bulli fechar. Baita responsa….
Sem tempo ou disposição de ir até Girona? Ok, neste caso, vá ao Moo (na foto abaixo), o restaurante supervisionado por eles, no hotel Omm. Serve pratos do Celler de estações passadas e, apesar de menos elaborado, o menu dá uma boa idéia do que fazem los hermanos Roca...





2- Dos Palillos



Foto: Ricardo Freire
 
Albert Raurich ralou por 9 anos no El Bulli, até que um dia cansou, se mudou pra Barcelona e abriu o  Dos Palillos.  Trata-se de um restaurantezinho bem pequeno e descontraído com cozinha aberta, em que come-se no balcão, à japonesa. No menu, "tapas" asiáticas (a mulher de Raurich, Tamae Imachi, é japonesa). Fica na rua Elisabets, anexo ao moderninho hotel Casa Camper, no bairro de Raval, perto do mercado Boqueria.


3- Commerç 24


Foto: divulgação

Depois de trabalhar no El Bulli por 7 anos, o chef Carles Abellan, abriu o Commerç24, um restaurante da moda, badalado, servindo excelente comida contemporânea. Há também, ao lado, o Tapaç24 (especializa-se em tapas). O carro-chefe do Commerç24 é o Kinder Ovo, que leva ovo mole, espuma de batatas e trufas.
Commerç24: Calle del Commerç, 24, Ciutat Vella, tel. 93 319-2102




4- Carme Ruscalleda no Mandarin Oriental







A chef Carme Ruscalleda, única mulher espanhola com 3 estrelas no Guia Michelin, agora tem um restaurante também em Barcelona, no lindo (e novo) Mandarin Oriental hotel.

 Serve pratos catalães como fricandó, canelons e sopa de galets. A chef escalou seu filho  Raul Balam para cuidar da cozinha.

Mandarin Oriental Barcelona: Passeig de Gracia, 38-40, tel. 93 151-8888


E um último que deixará saudade....

4- Inopia  FECHOU!!! DIA 31 DE JULHO DE 2010.









Albert Adrià, o homem por trás das geniais sobremesas do El Bulli - mas que já faz um tempo que saiu do restaurante pra "cuidar da vida" - hoje em dia tem um bar de tapas que bomba, o Inopia. Fica em Eixample e tem jeito de botequim carioca: barulhento, gente  encostada no balcão de mármore branco, especiais da casa rabiscados em lousas, meias-paredes de azulejo branco, chopinho bem tirado. Quando fui, enchi a pança de presunto cozido (com azeite do bom), patatas bravas (salada de batatas em fatias grossas com maionese), sardinhas fritas e barriga de atum na grelha. Mas o melhor de tudo eram as bombas picantes: deliciosas bolotas fritas recheadas de purê de batata e carne moída temperada, servidas sobre molho chipotle cremoso.TUDO é delicioso. Vá cedo, ou aguente a espera....
Inopia: calle Tamarit, 104, tel. 93 424-5231

No comments:

Post a Comment