6.12.11

Spago, Figurati, Mangiare, Girarrosto... overdose de restaurantes italianos em São Paulo!

Spaghetti alle vongole do Spago    Foto: Carlos Bertolazzi

Tô indo pra São Paulo. E já comecei a fazer a lição de casa: a lista de restaurantes novos que tenho que experimentar. E não é que antes mesmo de começar já cansei?! A lista é I-MEN-SA! Do Spago eu sei um pouco, porque sigo o chef-proprietário Carlos Bertolazzi no Twitter (quem não segue, né?). Mas dos outros... não sei praticamente nada. Quem se habilita a comentar, recomendar, etc? Anyone? ;)






O chef Carlos Bertolazzi, amigo de meia São Paulo e assistido pela outra metade na tevê, em seu programa Homens Gourmet, acaba de abrir um italiano sem grandes ambições gastronômicas. Não é para esperar achar ali cozinha autêntica toscana ou piemontesa. Na verdade, trata-se de uma cantina ítalo-americana - que pretende ser animada, convivial. Uma coisa inspirada nos restôs italianos de Nova York, com climinha badalado (meio asssim... Zena? ;) - e spaghetti with meatballs no menu.
R. Leopoldo Couto de Magalhães, 681, Itaim, tel. 3078-0796. 12h/15h e 18h/0h (sáb. e dom., 12h/0h).

View Larger Map

Girarrosto
Como tudo em que o chef Paulo de Barros bota a mão (exemplo? Due Cuochi!), o Girarrosto vai ser um estouro, aposto.
Já no ano passado, ele contou para a Patrícia Ferraz do Paladar: “Vamos oferecer comida italiana simples, massas típicas da Toscana a preços mais baixos que os do Due Cuochi”. Na época, não se sabia que ele sairia da sociedade no Due Cuocchi...
Como indica o nome, no Girarrosto o foco será o girarrosto, ou "girador de assado", ou, em bom português, tevê de cachorro. Abrirá muito em breve, onde era o Pandoro.
(Paulinho já tem, como sabem, o Italy, um imenso italiano nos Jardins que tem feito muito sucesso)

Basilicum Trattoria
Em Santa Cecília, serve clássicos como ossobuco com polenta, spaghetti com frutos do mar, tiramisù.
R. Tupi, 496 - Santa Cecília, Tel: 3662-2977


Figurati
Dos mesmos donos do Le Vin.
R. Min. Rocha de Azevedo, 1.041, Jardins, Tel: 3062-4198


Mangiare
Na Vila Leopoldina, serve pizzas e bisteca à fiorentina.
Av. Imperatriz Leopoldina, 681, Vila Leopoldina, Tel: 3034-5074.


Mello & Mellão Trattoria
No Itaim Bibi, o chef Hamilton Mello (de quem não ouvia falar há anos) manda ver nos pratos com prosciutti, grana padano e altri ingredienti cari. ;)
R. Pais de Araujo, 184, Itaim, Tel: 3078-0812


E fiquem atentos: logo mais será aberto ainda mais outro italiano - ou "ítalo-caipira", como prefere o chef Jefferson Rueda. Trata-se do novo negócio de "Jeffinho", em parceria com o restaurateur Marcelo Fernandes, que já tem o Kinoshita e o Clos de Tapas. Este, aposto, será o mais sofisticado de todos. Jefferson tem passado os últimos meses viajando muito pela Europa, estagiando aqui e ali, aprendendo, pegando ideias.... A ver o que sairá como resultado.

10 comments:

  1. Eu gosto muito de restaurante italiano, mas infelizmente não conheço nenhum destes.

    Se você não conhece ainda, sugiro o Vicolo Nostro, que fica numa rua super escondidinha perto da Av Morumbi, mas é delicioso. Acho que vc vai gostar:)

    http://vicolo.com.br/

    ReplyDelete
  2. Alexandra

    Se dentro da sua agenda, vc encontrar um espacinho para sair de São Paulo, vá visitar o Cantagallo em Bragança Paulista, é no mínimo inesperado. www.restaurantecantagallo.com.br

    ReplyDelete
  3. O Figurati qdo vem a conta...So help you Lord!
    Até para SP achei caro.Vinho a menos de 100,00R$,só por milagre e a comida.Razoável.Mas experimenta e comenta com a gente depois.

    ReplyDelete
  4. Tens dentro de tí tudo aquilo que necessitas para trazer à luz as verdadeiras jóias da culinária paulistana, mas tens também a responsabilidade de não se render ao "jabá" ainda que por uma "dívida antiga". Por favor apure ao máximo seu expertise para não sacrificar pobres incautos que ao se renderem aos vossos argumentos acabam por serem explorados por falsos "chefs" que os impelem a gastar no "crédito" e rolar por meses os pagamentos por cardápios "sofriveis" pois para cada um leitor "abastado" tens a responsabilidade por uma dezenas de menos privilegiados que cativaste ao longo do tempo..... Tente "sentir" também a realidade daqueles que nunca estariam "prontos" para investir em uma garrafa bordelesa mas, se sentiriam honrados em desfrutar os prazeres contidos num chileno honesto......

    ReplyDelete
  5. Nossa, Anonymous, esse seu enigmático comentário me deixou perplexa. Explique melhor, quem tem uma dívida antiga com quem? Eu certamente nao tenho absolutamente nada contra os chilenos honestos, jamais diria que so sao boas as "garrafas bordelesas" e tento sempre pensar, ao escrever, em todos os tipos de leitores, desde os abastados aos menos privilegiados. E se vc esta se referindo a algum post publicado aqui quando fala dos pobres incautos que gastam no credito para ir a um restaurante por mim recomendado, faça o favor de dizer as coisas mais claramente, sou pessima para entender o que se diz nas entrelinhas! Abs Alexandra

    ReplyDelete
  6. Oi Emilio, obrigada pelo feedback. Nao me surpreende q vc tenha achado caro o Figurati. Eu tambem provavelmente acharei, a julgar pelos preços do "irmao", o Le Vin. Donos de restaurantes ficam bravos quando repetimos esse bordao, mas a verdade é q anda difícil mesmo de engolir o preço que a gente paga nos restaurantes do eixo Jardins-Itaim-Vila Olimpia. De dar raiva! Depois q eu for ao Figurati contarei aqui minhas impressoes. Abs, A.

    ReplyDelete
  7. Alexandra, aproveite e muito os italianos em SP.. apesar de ouvir que os preços estão assustadores.. Teu blog é uma delícia de ler.. Aguardo teu relato. Confesso que me incomodou o comentario do dia 10/12.. Termos em apas..ui, me doem a vista.

    ReplyDelete
  8. Porquê não visita o Armanda?

    ReplyDelete
  9. fui no Spago 2 vezes ja, incrivel, ambiente bem bacana, valor super honesto e a comida otima, peca os aneis de lula como entrada para dividir, sao otimos, altos e suculentos .....o filet de tilapia empanado com a farinha especial deles, vai queijo parmesao na farinha, com o risoto de limao me surpreendeu, recomendo muito !!!!! ah o que poderia melhorar seria a carta de vinhos, talvez mais opcoes .....um abs Marcos....

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...